sábado, 7 de fevereiro de 2009

Radiador

O motor, durante seu funcionamento produz calor. Esse calor é fruto da queima do combustível nos cilindros, da compressão sofrida pela mistura ar-combustível e do atrito das peças metálicas no interior do motor. Para evitar que o calor chegue a um ponto extremo, que cause a fundiçao do motor, existe o sistema de arrefecimento do motor. Um dos principais componentes desse sistema é o radiador.

Um radiador é uma espécie de trocador de calor. Ele é projetado para transferir calor do líquido de arrefecimento quente que ali circula para o ar que é jogado nele por uma ventoinha ou pelo ar que passa por ele estando veículo em velocidade superior a 60 km/h em média.

Os carros mais modernos usam radiadores de alumínio, feitos pela soldagem de finas aletas de alumínio a tubos achatados do mesmo metal. O líquido de arrefecimento flui da entrada até a saída por muitos tubos montados num arranjo paralelo. As aletas conduzem o calor dos tubos e o transferem para o ar que passa pelo radiador.

Algumas vezes os tubos têm um tipo de palheta inserida neles chamada de agitador, o que aumenta a turbulência do fluido em circulação. Se o fluxo de fluido fosse muito suave, somente o fluido tocando os tubos seria resfriado diretamente. A quantidade de calor transferida para os tubos pelo fluido circulando através deles depende da diferença de temperatura entre o tubo e o fluido que o toca. Se o fluido em contato com o tubo esfria rapidamente, menos calor será transferido. Criando uma turbulência dentro do tubo, todo o fluido se mistura, mantendo alta a temperatura do fluido que toca os tubos, e assim mais calor pode ser extraído - e todo o fluido dentro do tubo é usado de forma eficaz.








A animação abaixo mostra como é a movimentação desse sistema. Aperte no botão vermelho INICIAR.




A escolha do radiador é fundamental para obter o melhor rendimento do motor.

Esse sistema é para carros com refrigeração a água (motores AP e outros). Para motores com refrigeração a AR (motores de fusca, brasília e kombi mais antiga), é utilizado uma turbina que joga o ar sobre as camisas dos pistões, daí a importância de manter em bom estado as carenagens do motor (aquelas latas que ficam em volta do motor).

fonte: How Stuff Works

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