terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Pilotagem - Tipos de curva

Curvas que Conduzem a Retas
Ao pilotar em qualquer curva que o conduz a uma reta, seu principal objetivo
deve ser maximizar a aceleração na reta. Na verdade, sua aceleração na reta é
mais importante que sua velocidade na curva.







Esta ilustração mostra a linha ideal para uma curva de raio decrescente. Perceba o ápice tardio, permitindo espaço para aceleração na reta


















Já esta foto mostra a linha ideal para uma curva de raio crescente. Devido ao ccrescente espaço de pista na saída de curva, deve ser usado um ápice um tanto antecipado







Curvas ao Final de Retas
Quando você encontra uma curva ao final de uma reta, que não conduz a uma outra reta de tamanho razoável, seu principal objetivo é manter a velocidade nessa reta o máximo possível. Mas o que define uma reta de tamanho razoável? É difícil definir precisamente, mas é, geralmente, qualquer reta que for grande o suficiente para se fazer uma ultrapassagem. Para tirar proveito deste tipo de curva, você deve entrar
nela com o máximo de velocidade possível, mesmo comprometendo sua velocidade de saída. Para fazer isso, você deve abordar a curva mais tarde que o normal,
entrando de forma a aumentar a reta o máximo possível na direção de um ápice tardio. O segredo está em frear o mais tarde possível para este tipo de curva, mantendo sua velocidade de reta o máximo possível. Isso significa frear bem fundo na curva.




Essa ilustração mostra a linha ideal para
uma curva em “Esse”. Perceba os ápices
tardios em cada “perna” da curva, que irão
maximizar a aceleração na saída e ao
longo da reta

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