terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Câmbio

Uma dúvida quando se constroi uma gaiola é sobre qual câmbio utilizar. Qual é melhor? Usar o de Kombi, de Fusca 1200, Brasília? Bom, são tantas as opções. E olha que essas são só as mais comuns.
Passeando pelo forum 4x4 Brasil, encontrei uma verdadeira aula sobre câmbio e suas relações, créditos de gabriel_pandora

"O cambio VW a ar é praticamente o mesmo entre 1960 e 2005, mudando apenas algumas relações de marcha e diferencial.

- Escalonamento
Até 1978 o escalonamento era o seguinte:
1ª - 3,80:1
2ª - 2,06:1
3ª - 1,32:1
4ª – 0,89:1
Após 1979 a VW alterou a relação de 4ª marcha para 0,88:1 para diminuir o nível de ruído e, de certa forma, alongar um pouco essa marcha.
- Relação de diferencial
As relações de diferencial dos câmbios dos VW a ar se dividem em cinco conjuntos.
- 7 X 31 (4,43:1)
- 7 X 36 (5,143:1)

- 8 X 35 (4,375:1)
- 8 X 33 (4,125:1)
- 8 X 31 (3,875:1)

O primeiro, 4,43:1 Equipava os antigos 1200 até 1966


O segundo, 5,143 é exclusivo das Kombis devido a sua relação extremamente curta, enfatizando as funções utilitárias desse modelo.
O terceiro, 4,375 é o que equipava os fusca 1300 e 1300L, que por ser mais curto, aproveitava melhor os 46 CV SAE do motor 1300cc.
O quarto, 4,125 equipava as Variants, TLs , Fuscão 1500/1600 e Brasília, pois tinha uma relação mais longa e aproveitava elasticamente a força dos 1500/1600.
O ultimo, 3,875 Primeiramente equipou o SP2 lançado em 1972. Por se bem longo, fazia o motor 1700 andar bem na estrada. Anos depois, em 1984, a VW volta a usar essa relação na nova linha equipada com o motor torque 1600. Essa relação é a mesma que equipa os Itamar.

PS: Entre 1975 e 1976 o 1º lote de fuscas 1300L saiu com relação 4,125 mas essa relação era um pouco pesada para o motor 1300, então, a partir da 2ª série os 1300L passaram a sair com a mesma relação do 1300 Standard

- Como identificar os câmbios VW

Os câmbios VW são identificados por uma referencia composta por duas letras antes do n° de fabricação, localizado na parte dianteira direita da caixa de marchas.


A tabela abaixo mostra o código e a aplicação das caixas de cambio VW

BC - Brasilia 1300 Alcool ( 8 X 35 )
BL. - SP2 ( 8 X 31 )
BP - Fusca 1300 e 1300L ( 8 X 35 )
BS - Fusca 1500/1600 ( 8 X 33 )
BV - Brasília, Variant, TL e Karmman-Ghia TC ( 8 X 33 )
PC - Variant II ( 8 X 33 )
PD – Gol BX 1300 ( 8 X 33 )
PF - Kombi 1500/1600 ( 7 X 36 )
PM – Gol BX 1600 ( 8 X 31 )
PT - Fusca pós 84 e Fusca Itamar ( 8 X 31 )
PT* - Fusca, Karmman-Ghia e Kombi 1200 ( 7 X 31 )"

Para os que usam motor AP, a carcaça mais recomendada é da kombi a diesel, pois assim elimina a necessidade de utilizar a flange de adaptação.
Pra quem nunca viu a flange, uma foto:

Um comentário:

  1. Eu quero colocar a relação 8x31 em um Mp Lafer, porem não estou conseguindo, me falaram que da para adaptar a relação do gol chaleira, tem que tornear a satelete e refurar, o que tu me diz.
    Obrigado

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