sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Diferencial com bloqueio seletivo

Uma situação que acontece algumas vezes quando se faz trilhas de gaiola em locais com muita areia ou lama, é ficar atolado, com uma roda girando livre e solta, e a outra em terra firme, parada. Isto acontece por causa do diferencial.
Mas, para que serve mesmo o diferencial? Assista ao vídeo abaixo, pois ele é muito interessante.




Para sair dessa situação que eu descrevi acima, existem algumas alternativas, umas mais simples que outras. A Fiat criou o sistema LOCKER, que é o bloqueio do diferencial acionado eletronicamente, Gurgel, muitos anos atrás criou um sistema muito menos tecnológico, mas extremamente eficiente.



Fotos do Zupa

Esse sistema puxa o cabo do freio de mão de cada roda de forma independente.
Uma outra alternativa é colocar um sistema hidráulico. Esse sistema consiste na colocação de duas válvulas no sistema de freio já existente, usando uma válvula pra cada roda.
O sistema pode ser visto nas fotos abaixo

Aqui um exemplo do registro utilizado:
A montagem desses sistemas de freio podem podem ser conferidas neste site e neste aqui.

Queria mandar um abração pro Piloto Federal. To te esperando aqui pra dar umas voltas de gaiola.

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